Iogurteira é boa compra? Como funciona? Confira!

Com a iogurteira caseira, você pode fazer o seu próprio iogurte em casa! Mas será que a iogurteira é boa compra? Como funciona? Confira!


Ultimamente temos visto o lançamento de vários eletros que nos permite fazer em casa alimentos que antes só estavam disponíveis nos supermercados, já prontos e embalados. Um desses novos aparelhos é a iogurteira, uma máquina que permite fazer iogurte em casa. Mas será que a iogurteira é boa compra? E como a iogurteira funciona? Veja como escolher a sua iogurteira neste post!

Porque comprar uma iogurteira

O iogurte é um alimento muito consumido por pessoas em todas as faixas etárias. Fazer iogurte em casa parece ser uma tarefa difícil, mas com as iogurteiras elétricas tudo ficou mais simples.

iogurteira é boa?

O principal benefício de comprar uma iogurteira é a manutenção da sua saúde. Preparar seus alimentos em casa é uma forma de garantir que você e sua família não está consumindo gordura, açúcar ou sal em excesso.

Além de eliminar itens ainda mais nocivos (como corantes e conservantes), você sabe que está consumindo leite e outros ingredientes (como frutas) de boa qualidade.


Veja também:


Outra vantagem é que fazer o iogurte em casa pode ser sinônimo de economia. Comprar os ingredientes e fazer o iogurte em casa vai sair mais barato que comprar o produto pronto industrializado. Além de você poder fazer na quantidade exata do seu consumo, evitando desperdício.

O ponto negativo é que em todos os modelos você não tem o iogurte instantaneamente. Em ambos os casos, envolve uma preparação anterior de até um dia. Outra coisa: não espere o melhor iogurte nas primeiras vezes que fizer. Você só vai pegar o jeito de fazer o iogurte com alguma prática.

Tipos de iogurteira elétrica

O iogurte é uma bebida láctea em que o açúcar encontrado no leite (lactose) foi transformado em ácido láctico (responsável por coagular o leite). Esse processo se dá por fermentação bacteriana.

As iogurteiras elétricas são utensílios que promovem e potencializam esse processo de fermentação.

Atualmente temos dois tipos de iogurteiras no mercado: As elétricas e as manuais. Vamos conhecer cada uma delas.

Iogurteira manual

A iogurteira manual é um recipiente onde você coloca os ingredientes para fazer o iogurte, e ele provê o ambiente ideal para a fermentação do leite. A iogurteira manual mais encontrada na internet é a Iogurteira Valente, por isso vamos basear essa explicação nela.

Iogurteira Valente

Esse tipo de iogurteira funciona como uma câmara térmica. Antes de colocar o leite dentro da iogurteira, é necessário fazer o preparo do leite, misturando-o com fermento probiótico e as frutas que desejar.

Depois de pronto, você coloca o preparo em potes, e os guarda dentro da câmara. Depois, adiciona água quente à câmara, fecha e deixa as bactérias fazerem seu trabalho.

Iogurteira Valente

Alguns modelos permitem fazer até 3 litros de sorvete. Como fica dividido em potes fechados, você pode variar os sabores. É possível fazer metade iogurte de morango e outra metade de uva, por exemplo.

Pequena e desmontável, a iogurteira Valente é prática, fácil de lavar e de guardar.

Iogurteira elétrica

A iogurteira elétrica funciona usando a mesma lógica da manual. A Cadence Naturelle é a mais conhecida, por isso vamos falar dela.

Iogurteira Cadence Naturalle

A iogurteira Cadence Naturelle permite fazer 1 litro de iogurte. Você pode preparar esse volume todo num potão só, ou fazer dividido em potinhos menores.

O método da produção do iogurte é o mesmo da iogurteira manual, mas ela mantêm a temperatura quente por mais tempo, potencializando o preparo do alimento.

Para fazer iogurte na Cadence Naturelle é fácil. Basta misturar leite com iogurte natural (ou princípio ativo) e separar nos potes (ou colocar tudo na bacia de inox).

O leite pode ser integral, desnatado ou até de soja. No entanto, lembre-se que quanto maior o conteúdo de gordura, mais rico e cremoso será o resultado final.

Iogurteira Cadence Naturalle

Depois, é preciso colocar um pouco de água no fundo da iogurteira, já que o leite vai ficar o tempo todo num estado de banho maria. Depois, coloque os potinhos ou a bacia inox na iogurteira, ligue o aparelho e aguarde.

Entre 8 e 12 horas, você tem o iogurte pronto para ser consumido. Se preferir o iogurte mais grosso, deixe por mais tempo. Depois de pronto, leve até a geladeira e dê um sabor com frutas, mel, etc.

Iogurteira Cadence Naturalle

Essa é uma das receitas, mas você encontra várias outras na internet. A Cadence diz que a Naturelle faz receitas doces, salgadas, queijo minas, molhos, sobremesas e muito mais. Só que não traz receitas no manual.

Se você comprar uma Naturelle, leia o manual de instruções pois há informações importantes lá. Por exemplo, ao final do processo, o iogurte não pode ter bolhas; se tiver, não poderá ser consumido. Sim, se houver bolhas no resultado final, você perdeu 12 horas de iogurte.

Os consumidores alertam que o produto é um pouco frágil, mas funciona. Particularmente, senti falta de um timer no produto, para ajudar a acompanhar o processo e automatizar essa programação.

A Iogurteira Automática Digital Euro Cuisine tem esse recurso de programação, mas é bem mais cara.

Qual iogurteira escolher?

Apesar de não haver muita diferença no processo de fabricação do iogurte entre os dois modelos, é preferível a iogurteira elétrica. Aparentemente, a manutenção da temperatura constante durante o processo de fermentação resulta num iogurte melhor.

Além disso, há muito mais conteúdo na internet sobre a iogurteira elétrica, como receitas, dicas e reviews.

A Cadence Naturelle é um eletro compacto, não vai ocupar espaço no seu armário. As partes removíveis ajudam a facilitar a limpeza. E o custo benefício é interessante: você encontra a Naturelle na internet por menos de 100 reais, ou seja, o equivalente a 10 litros de iogurte.

Resumindo

A iogurteira é um dispositivo que permite fazer iogurte em casa. Produzir o seu iogurte em casa vai garantir mais saúde, já que você não vai tomar corantes e conservantes. Existem iogurteiras manuais e elétricas. Cada uma tem seus prós e contras.

A iogurteira elétrica é a melhor opção por manter o leite na temperatura ideal por todo o processo de fermentação. Além disso, há bastante conteúdo, vídeos e receitas sobre ela na internet.

Tópicos relacionados


Leia Também



voltar ao topo ↑