Guia: O que é TV 4K, e como escolher a sua
Não compre sua TV 4K sem ler o nosso guia! Confira tudo o que você deve avaliar na hora de escolher sua TV. Veja dicas, sugestões e mais!
Os televisores se desenvolveram muito nos últimos anos. A nova tendência desses aparelhos são os modelos de TV 4K. Os fabricantes estimam que, em breve, esse será o novo padrão do mercado. Mas você sabe o que é TV 4K? Ou pretende comprar um modelo 4k, mas não sabe como escolher? Então aproveite esse super guia sobre TV 4K que a GE preparou pra você entender o que é TV 4K!
O que é TV 4K?
Televisão é imagem, e por isso temos constantes avanços na resolução das telas. É justamente aí que está o maior benefício das TVs 4K.
A TV 4K são os aparelhos que possuem uma nova resolução de imagem, que exibe conteúdo em 3.840 pixels de largura por 2.160 pixels de altura (TV 2160p). Não perca as contas: São mais de oito milhões de pontos por imagem, em comparação com pouco mais de dois milhões de pixels para uma TV de 1080p (1.920 pixels de largura por 1.080 pixels de altura).
Ou seja, a TV 4K tem uma qualidade em resolução de imagem que equivale a quatro vezes mais pixels na tela do que as televisões Full HD (1920 x 1080 pixels).
E o que você ganha com isso? Imagens muito mais nítidas e incrivelmente realistas, com um nível de detalhes extraordinário e melhor sensação de profundidade. Outro benefício é que você não precisa se afastar muito da TV para ver a imagem com exatidão.
O vídeo a seguir pode ser visto em resolução 4K.
Veja também:
- Panificadora em casa: Como escolher máquina de pão
- Como escolher microondas para sua casa
- Máquina de sorvete caseiro: O que saber antes de comprar!
- Ar Condicionado: Como escolher a potência de BTUs ideal
- Ventilador de Mesa: Guia de Como Escolher Certo!
Por que esse nome de TV 4K?
Se 4K é sinônimo de 4000, e as TVs 4K tem 3.840 pixels, você pode se perguntar porque a TV 4K tem esse nome. A explicação vem do cinema.
As especificações UHD usadas nos filmes de Hollywood são de 4.096 pixels de largura. Então o “4K” foi uma maneira que as fabricantes encontraram para descrever essa tecnologia das TVs, tão próxima dos 4.000. Apesar das TVs UHD precisarem de um pouco menos que 4000 pixels (3.840p), o termo “4K” acabou ficando definitivo.
TV 4K ou Ultra Definição?
Nas lojas, você vai encontrar as TVs 4K com várias denominações. Estes televisores são chamados de “Ultra-High-Definition”, “UHD TV”, “Ultra HD TV”, “TV de ultra alta definição”, “TV 4K Ultra HD”, “TV 4K UHD”… Pode parecer confuso, mas na verdade são tudo a mesma coisa.
Custo benefício: Vale a pena comprar TV 4k?
Você pode estar em dúvida se vale a pena comprar uma TV 4K. A nossa dica é sim, vale a pena comprar uma TV 4K.
As TVs 4K são a nova geração dos televisores, e estão tomando conta do mercado. Diferente das TVs 3D (que não deram muito certo e sumiram das lojas), o 4K atualiza a resolução dos aparelhos. Ou seja, faz parte da evolução natural dos televisores. Em pouco tempo, os aparelhos 4K serão o padrão, assim como o Full HD tomou o lugar do HD.
As telas 4K estão se popularizando, e os preços estão cada vez mais acessíveis. Já é possível encontrar TVs 4K custando em torno de R$1500. Por isso, se você vai comprar uma TV agora, vale a pena fazer um esforcinho extra e já levar uma TV 4K para casa.
Escolha um modelo com HDR. Mas o que é HDR?
Sabemos o que é TV 4K, agora vamos aprofundar nas siglas. O HDR é outro termo que você vai ver muito na sua pesquisa por uma TV 4K. Embora a quantidade absurda de pixels das TVs 4K já permitam uma melhora de imagem, o HDR é um fator que faz a diferença na qualidade final da TV 4K.
HDR é uma sigla para “High Dynamic Range”, ou “faixa dinâmica alta”. Essa tecnologia melhora o contraste da imagem da TV, oferecendo brilho e tons de cores ainda mais precisos para uma imagem mais realista.
Existem vários níveis de qualidade para o HDR. E também outros nomes, como HDR10 e HDR10+, Dolby Vision e Hybrid Log Gamma. Independente de como as fabricantes batizam a tecnologia, o resultado final é praticamente o mesmo, cada uma variando em algumas nuances.
Resumindo, na hora da compra você deve optar por uma TV 4K com HDR, já que elas proporcionam um visual maravilhosamente dinâmico e realista.
O que é refresh rate?
O refresh rate (ou taxa de atualização) indica quantos quadros por segundo ela pode exibir. Essa quantidade é indicada em hertz (Hz). As fabricantes categorizam o refresh rate de duas formas: nativo e efetivo.
Na prática, um bom refresh rate torna as imagens em movimento mais “suaves”, pois a transição entre elas é lenta e gradual.
Fique atento ao refresh rate nativo. Se puder, escolha um aparelho de 120Hz, mas isso varia conforme o modelo e a marca. Há excelentes TVs de 60Hz nas lojas.
Já o refresh rate efetivo está relacionado ao processamento digital da imagem. Alguns modelos podem simular um refresh rate maior. É comum encontrar este termo em TVs que informam taxa de atualização acima de 120Hz. Isso parece ser um bom sinal, mas o resultado pode ser decepcionante.
O conselho dos especialistas: ignore qualquer coisa acima de 120Hz. Não existe uma TV de 240Hz. Qualquer outra promessa acima disso é propaganda e pós-processamento de imagem. Na prática, pode até piorar sua experiência com a TV.
LCD ou LED ou OLED ou QLED
Quanto mais aprendemos o que é TV 4K, mais sopa de letrinhas aparece! Essas siglas se referem às tecnologias das telas da TV. E os vendedores adoram usá-las para impressionar os clientes.
O importante é que você saiba que existem dois tipos de tecnologia telas para TV: LCD e OLED.
As telas LCD não produzem sua própria luz. Por isso, elas precisam de um sistema de retro iluminação para criar a imagem. Antigamente, as TVs LCD implementavam essa retro iluminação usando lâmpadas fluorescentes compactas; hoje são usados LEDs. A tecnologia LED permite telas bastante finas, permitindo que as TVs ocupem menos espaço no ambiente.
O ponto é que uma TV LED é, na verdade, apenas uma maneira diferente de se referir a uma TV LCD. A maioria das TVs 4K atualmente usa painéis de LED (light-emitting diode).
Agora que entendemos estes dois termos, vamos falar do OLED.
As telas OLED (organic light-emitting diode) produzem sua própria luz (sem necessidade de uma luz de fundo). Cada um dos milhões de pixels é iluminado individualmente. Por isso, são muito mais finas que as TVs de LED, além de oferecem melhores níveis de preto e contraste, e um ângulo de visão mais amplo do que as TVs de LED. As imagens são processadas de forma semelhante às TVs de plasma, o que as torna ideais para assistir esportes e filmes de ação.
As QLED também são TVs de LCD (bastante usado em televisores Samsung). Porém iluminadas com LEDs especiais, fabricados com um material chamado de pontos quânticos. Os pontos quânticos são uma tecnologia que corrige a temperatura de cor do LED azul para produzir uma luz branca mais pura. Graças aos pontos quânticos, as TVs QLED conseguem oferecer cores mais amplas, profundas e precisas do que a maioria das TVs de LED comuns.
Conectividade: Fique atento às portas HDMI
As novas TVs possuem diferentes conjuntos de entradas e saídas, com um monte de portas coloridas localizadas no painel traseiro. Para a maioria de nós, usuários comuns, a porta mais importante de todas é a HDMI. O HDMI (sigla de High Definition Multimedia Interface) é o plugue padrão para conectar sua TV a inúmeros dispositivos, como blu-rays, videogames ou notebooks. Escolha uma TV 4K com pelo menos 3 ou 4 portas HDMI.
Se você pretende usar uma soundbar com sua TV, pesquise por modelos que possuam uma porta HDMI ARC (Audio Return Channel, canal de retorno de áudio) que é um tipo de HDMI com melhor suporte a áudio, entre outras características.
Algumas TVs 4K possuem a porta MHL, um novo padrão que permite conectar o seu dispositivo móvel com um cabo MHL à TV. Com o cabo MHL conectado, será possível compartilhar o que há no seu dispositivo móvel na tela da TV – e ainda carrega a bateria do dispositivo móvel.
Caso você tenha muitos aparelhos antigos (DVD players, videogames de geração anterior, home theater, etc) e queira continuar usando na sua TV nova, observe também a quantidade de entradas e saídas AV.
Conteúdo: O que assistir em 4k
Conforme a tecnologia se populariza, a gama de conteúdo em 4K tem aumentado e se diversificado. Muitos filmes tem sido captados com tecnologia 4K Ultra HD (afastando-se do filme 35mm). Os cinemas também estão se aparelhando para projetar conteúdo 4K. As emissoras de TV – a maioria ainda no HD – estão iniciando testes para produzir programas em 4K Ultra HD.
Netflix, HBO Go e Amazon Prime
Os serviços de streaming já oferecem algumas opções de séries e filmes com qualidade 4K. A parte ruim é que, em alguns casos, para ter acesso ao conteúdo em 4K é necessário desembolsar uma grana a mais.
Youtube
O YouTube oferece uma ampla variedade de conteúdo 4K gratuito, incluindo vídeos sobre viagens, natureza e muito mais.
Emissoras de TV
Alguns canais da Globosat, como SporTV, Globo e Multishow, possuem programas na resolução 4K. Mas para isso, é necessário utilizar o serviço de streaming Globo Play.
Discos Blu-ray 4K Ultra HD
Os discos Blu-ray 4K têm uma enorme capacidade de armazenamento, com espaço suficiente para armazenar vídeo não comprimido. Assim, preserva-se a qualidade da fonte original para a tela da sua TV. Além dos players Blu-ray, você pode reproduzir filmes blu-ray 4K em alguns videogames.
Casts de streaming
O Amazon Fire TV, o Chromecast Ultra e o NVIDIA SHIELD possuem recursos de 4K integrados, com uma ampla seleção de aplicativos, interfaces de usuário simplificadas, opções de jogos completos e muito mais.
Games em 4K
Os consoles mais modernos oferecem experiência de imagem verdadeiramente imersivos em 4K. O Xbox One X, o Xbox One S e o PlayStation 4 Pro trazem gráficos mais ricos e mais detalhados.
Prepare sua internet para o 4K
Se você pretende assistir programas 4K na Netflix, ou ver clipes 4K do Youtube, precisará ter uma internet com velocidade adequada para garantir uma experiência sem gargalos. Para isso, alguns sites sugerem que uma internet de no mínimo 25 Mbps é o ideal para a carga dos conteúdos 4K.
Se o seu modem/roteador de internet é mais antigo, vale a pena adquirir um novo para ter uma conexão mais rápida e segura. Dica: Escolha um modem que permita definir quem tem prioridade na rede. Assim você pode priorizar a internet para sua TV 4K, deixando em segundo plano outros dispositivos, como tablets, notebooks e smartphones.
TVs 8k a caminho
A tecnologia das TVs 4K nem chegou direito e já temos outra evolução a caminho. Já existem modelos de TVs 8K, ou seja, com quatro vezes a resolução de pixels de 4K e 16 vezes a resolução de HD
Mas ainda não é hora de investir nesses modelos de TV. Para começar, nossas emissoras de TV ainda não oferecem conteúdo nem em 4K. Além disso, como é uma novidade, as TVs 8K ainda são muito caras. E como a tecnologia é recente, as telas 8K ainda tem muito que se desenvolver até que as TVs 8K tenham um custo benefício interessante. Então, mantenha o foco em 4K para sua próxima TV.
Resumindo
Se você não sabe o que é TV 4K, elas são a nova sensação das TVs. Possuem resolução 4 vezes maior que as Full HD, além de outros avanços que garantem melhor imagem, como o HDR. Preste atenção ao modelo de tela (LED, LCD, OLED, QLED), e às portas HDMI. Já temos uma boa gama de conteúdo em 4K, e tende a aumentar a variedade ainda mais. Só que você vai precisar de uma boa conexão de internet para aproveitar bem tudo isso. Agora que você sabe o que é TV 4K, escolha a sua!
Tópicos relacionados
- tv 4k hdr
- tv 4k o que é
- tv 4k oled
- tv 4k vale a pena
- tv 4k custo beneficio
- tv 4k vantagens
- tv 4k resolução
- tv 4k funciona
- tv 4k oled o que é
- tv 4k qled o que é